Mil Fotos Pra Você

Fotografe Garota, Fotografe!

Abril 4, 2016

 

Cara Lia, demorei um pouco para responder a este seu e-mail, porque estava arrumando a mala para pegar a estrada exatamente no dia que você o enviou, e me encontrava sem internet, na cidade que permaneci por alguns dias…Depois cheguei bateu uma preguiça básica, mas agora que me recuperei e deixei a procrastinação de lado, vamos lá:

maquina2_morganialima

Você tem razão, essa é sim uma situação bem comum em minha vida ; por e-mail, mensagens, ou quando me abordam na rua. Estou pensando seriamente em cobrar por minhas consultorias…Hihihi, brincadeira 🙂

Até o começo deste ano usei, uma  G10 PowerShot Canon  (que quebrou e ainda não sei se vale a pena consertar, já que ela é da época da faculdade) e uma T3i da Canon que eu iria fazer três anos comigo, mas acabei vendendo e comprei uma 60D também da Canon, mas sinto uma saudades danada da minha 3Ti.

E não é porque não gostei da 60D só sou uma pessoa que tem uma enorme dificuldade de  desapegar-me das coisas, sejam elas materiais ou não.

maquina_morganialimaNunca comprei lentes para a PowerShot, sempre fiz fotos com ela assim, porque teria que comprar um cano extensor e eu não encontrei um na época. E isso não me impediu de fotografar.

maquina1_morganialimaE como você já notou, só uso Canon, e não entendo absolutamente nada sobre seu equipamento, mas isso não significa que eu tenha algo contra a qualquer outra marca, quero deixar isso bem claro. Um dos meus desejos é ter câmeras e lentes de todas as marcas possíveis, e poder testar cada uma delas e me divertir muito com isso.

Quando fui comprar minha primeira máquina, entrei na loja falei que queria uma equipamento para fotografar; ou seja, até então eu só conhecia as compactas . O vendedor me mostrou a G10  e eu levei, simples assim. Como uma taurina muito teimosa, eu não gosto que alguém fique me dando palpites do tipo: faça isso, ou eu acho que você deve fazer dessa forma e blá,blá,blá…Acho chato esse tipo de comportamento, eu só vou lá e faço, e vou quebrando a cabeça até aprender, e não é diferente com a fotografia.

Sobre minhas lentes no momento só tenho quatro:

maquina3_morganialima

  • 50mm
  • 18-55mm
  • 35-80mm
  • 55-250mm

Mesmo não possuindo um equipamento como o seu, procurei na internet alguns vídeos para poder te ajudar, fiquei bem atenta a todas as informações, afinal de contas é sempre importante aprender algo novo. E vou deixar o link no final do post do canal do Marcos. Você pode achar meio estranho o fato do moço, vez ou outra arrotar e achar graça nisso. Mesmo sendo uma falta de educação, ele  foi a única pessoa que achei que ensina de uma maneira bem tranquila; em alguns momentos ele chega a ser meigo  e engraçado, vale super a pena, até mesmo para você entender melhor como funciona sua máquina.

Já a minha opinião sincera é: acredito que você tem que usufruir ao máximo das lentes do kit, mas se  é o seu desejo comprar lentes novas, você não está errada, o objetivo é buscar por qualidade cada vez melhor, no entanto isso não te limita a obter resultados incríveis com as que você possui agora.

E talvez a barreira aqui seja o fato de você achar que as lentes melhores irão fazer fotos perfeitas sem esforço.

Eu Morgânia, não acredito nisso!

Não é porque você tem uma câmera de última geração e várias lentes que o resultado vai ser fenomenal. Se você não se dedicar 100%  isso não vai fazer a menor diferença. Entendo que seu trabalho tome todo seu tempo, são tantas obrigações, somos cobrados  por tantas coisas que nem sempre temos disposição  para acrescentar algo novo ou importante na nossa vida; no seu caso um curso de fotografia. E acabamos levando uma vida  sem foco. Mesmo assim não acredito em coisas fácies, costumo valorizar tudo que envolva grandes esforços.

Nunca fiz um curso de fotografia. Na faculdade de jornalismo a minha aula era teórica e na aula prática eu revelava as fotos dos alunos de publicidade. Logo o pouco que sei, aprendi fotografando. E  nunca senti a necessidade de fazer um. E não é porque eu me ache a tal. Pra falar a verdade eu não acho que eu saiba fotografar direito. E não estou aqui querendo me fazer de coitadinha nem  de humilde, para as pessoas comentarem nas minhas fotos. Mesmo porque eu não sigo as regras básicas da fotografia. Amo fotos subexpostas e elas são consideradas um erro fotográfico.

Mas eu te pergunto pra quem isso é um erro?

Não concordo, porque entendo que fotografar é uma arte e sendo arte não cabe regras, então  posso sim, fazer o que bem entender. O que realmente importa  são minhas escolhas de como devo ou não devo fazer uma foto.

E para fechar este post, encontre um tempo para assistir a este documentário, do Sebastião Salgado – O Sal da Terra, ele na minha opinião é o Mestre da Fotografia, esse sim sabe o que faz. Eu teria que  reencarnar umas 108 vezes para tentar fazer algo parecido como o trabalho dele.

E depois clica e escuta o Raul, ele diz muito nesta música sobre o quanto é importante fazer o que tu queres… A opinião dos demais pouca importa, pensa nisso. E parabéns pelo brilhante trabalho de ajudar seres humanos a chegar neste mundo tão complexo.

Fotografe garota, fotografe…

 

O Sal da Terra – Sebastião Salgado from eNuevo on Vimeo.

*Essas fotos fiz no começo do ano passado, desculpa mas não tenho como fotografar minha 60D, já que só possuo ela no momento.

Link – Zona da Fotografia – Marcos Fraresso

Beijo

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply femariaotoni Abril 5, 2016 at 12:01 am

    Morg sua linda rss
    Sabe que tenho minha Nikon básica com super zoom e já me descabelo com ela né?
    Pois bem, tem um povo que tem o mesmo modelo e jura que da pra tirar foto da lua profissional com ela, até postaram foto então das duas uma, ou eu sou péssima ou ela está com defeito porque, já me apoiei, mudei as formas de fotografar, testei dicas dadas, foco tudo….só não usei tripé ainda e ela não focaliza quando o zoom vai mais da metade sério, dai fico frustrada sim mas sei que com pratica uma hora consigo,tudo ao seu tempo e quando aprender a usar um zoom potente dai o dia que tiver grana terei minha Canon EOS Rabel porque é um sonho meu, amo aquele efeito de desfocagem que só fica bonito mesmo com ela, já vi em outras marcas e tipos mas na boa, só com a Canon fica bonito mesmo sim é bem fútil esse motivo pra pagar mais de 2 mil reais numa câmera profissional mas e dai, quando eu tiver dinheiro ele será meu e vou comprar mermo hahahahaaa
    Muito boas as dicas e ajuda dada a amiga que pediu…sabe que já não pergunto mais qual câmera alguém usa porque quase sempre e digo QUASE sempre é Canon EOS Rabel e hoje consigo ver quando é e quando não é, ela tem certas características que outras não tem, óbvio quando a pessoa tem talento sabe fotografar mesmo com celular e eu já vi isso, vi cada foto incrível feita por um celular…ok, era Iphone mas sabemos que o Iphone não é o melhor no quesito foto rsss…
    Sabe que morro de orgulho do meu celular? a qualidade das fotos que ele tira é impressionante, ninguém consegue quase adivinhar qual foto foi feita por celular e qual foi feita pela Nikon e amo as cores, tudo é uma felicidade imensa…minha Nikon tá com a tampa da bateria quebrada ou seja, tenho que por um elástico para prender, por enquanto é isso que vai ser, o concerto custaria em torno de 400 dilmas .
    Aaaaa Morg, vou fazer concurso, dois e vou ter que estudar…estou apavorada mas vou mesmo assim sabendo que sou capaz e que preciso começar de algum lugar, quem sabe em um dos dois eu passo e consigo meu tão sonhado dinheiro….primeira coisa que iria comprar…não seria a Canon não, seria o Moto X Style porque to apaixonada por ele fazer o que, passo em qualquer quiosque da Motorola e fico lá namorando e falando para os atendentes que irei ter ele ainda…amo a tela larga dele, amo ele ser mais fino, amo a beleza então sim, vai ser minha primeira compra com o meu primeiro salario da vida dai óbvio, o salario vai ter que ser bom kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk to sendo otimista né, até demais mas dizem que quando a gente acredita aquilo se torna real, vamos ver…
    Amooo Raul alias, muito legal ter posto o video dele.
    Bjs mil Morg

    • Reply Morgânia Lima Abril 8, 2016 at 12:40 pm

      Isso mesmo Fernanda, passa no concurso público e me chama para gastar todo o dinheiro na Liberdade hahahah!
      E muita sorte.
      Beijo.

  • Reply rosaalberti Abril 8, 2016 at 12:30 pm

    Maravilhosa sua câmera!!! \o/
    Saudade do seu blog…vim deixar um carinho, mana!! 😀
    Bju no seu coração, Pomarzinho!!!

    • Reply Morgânia Lima Abril 8, 2016 at 12:39 pm

      AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!
      Como você soube que eu estava carente de carinho?
      Hihiihi!
      Obrigada Rosa
      🙂

  • Reply Patricia Leardine Abril 12, 2016 at 8:25 pm

    Eu não sou nada profissional nas fotos, mas eu AMO fotografar cada dia mais. Às vezes fotografo mais, às vezes menos. Mas sempre tem aquela foto que surpreende e marca. Sou apaixonada por fotos na natureza. Na minha próxima reencarnação quero ser fotógrafa da NatGeo! rsrs Porque nessa eu só quero mesmo é brincar. Até agora não comprei outra lente, mas faço planinhos secretos e fico louca quando vejo câmeras e acessórios como drones, 360 e por aí vai. Fotografia é apaixonar-se constantemente.

    • Reply Morgânia Lima Abril 12, 2016 at 8:39 pm

      Nem fale, sobre os drones Patrícia.
      Fico um bom tempo namorando eles quando passo pelas lojas. Não sei se onde você vive tem muitos, mas aqui é bem normal encontrar algum quando estou no trânsito.
      Curiosidade total.
      Quero um de presente de Natal. Porque eu super acho que mereço, hahhah!

    Leave a Reply