2 on 2 Mil Fotos Pra Você

Meu Pé de Pitanga – 2 on 2

Janeiro 2, 2017

Paulo, o seu presente, cresceu, floriu e deu os primeiros frutos.

Foram quatro anos de uma longa ansiedade de minha parte; não é fácil fazer crescer uma árvore em terreno com entulho de construção. Dei o meu melhor: transplantei, reguei, esperei, e acreditei que seria possível. Ele se esforçou, bem sei de todo o sacrifício desse pezinho. Se não brotasse nenhum fruto, poderia fazer banho com suas folhas.

Sabe Paulo, as folhas desta planta é um santo remédio para baixar a febre.

A primeira floração foi linda, soltei o maior grito de emoção. Agora eu sabia, faltava muito pouco para relembrar do gosto fresco e cheiro de perfume de pitanga que nenhum boticário até o momento conseguiu reproduzir.

Os frutos também foram tímidos, e ainda tive que dividi-los com os pássaros e abelhas; não foi suficiente para fazer nem mesmo um copo de suco, porém  não liguei. O mais importante é que seu presente, me fez  retornar as tardes na roça do vovô Sóstenes: pensa em uma criatura que adorava subir nas árvores e alimentar os netos com tudo quanto é tipo de fruta!

Pitanga a “Eugênia Uniflora” – essa frutinha que parece uma mini abóbora  de cor vermelha e alaranjada, de sabor marcante, tem fruto frágil, mas suas folhas  são  um poderoso anti-inflamatório natural usado para tratar: hipertensão, bronquite e até doença do coração.

Obrigada pelo melhor presente que já ganhei em quatros anos.

A felicidade pode está em um pé de pitanga, né?

 

Tem mais no blog da Faby Tsukino.

Blog da Faby Tsukino 

Beijos!

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply Fernanda Maria Janeiro 2, 2017 at 8:34 pm

    Que lindo Morg, deu vontade de ter um pé de pitanga mas aqui não tem muito espaço pra isso uma pena, eu não abandonei meu sonho de ter uma casa com uma árvore viu.
    Sabe que cada dia que passa amo mais as suculentas e quero encher a casa delas mas, minha mãe não deixa então fico com as que tenho… Minha lavanda vai bem, tô apaixonada por ela de um jeito, fico feliz todos os dias que vou ate o quintal e falo com ela ( sim eu falo com plantas) mas falo mais com a lavanda mesmo rss
    Meu outro cacto morreu, não teve como salvar… Mas outros estão indo bem.
    Uma pimenteira está crescendo rápido que só adoro ver outra floriu depois de mais de um ano se recuperando sozinha viu linda de ver. Deu bicho e eu cuidei lutei pra livrar ela e consegui…
    Tenho pensado muito, é quase uma visão, me formar em jardinagem e abrir uma floricultura, não sei como vai ser mas sei que pro tanto que amo plantas e a natureza e o quanto a cada dia descubro e me encanto mais quem sabe é isso?
    Não consigo pensar em trabalhar igual gado sendo empurrada todos os dias sem tempo quase pra gastar o dinheiro tão suado exceto para pagar as contas e comer, eu quero algo diferente e vai ver que é assim que tem que ser, talvez por isso mesmo mandando mil currículos todos os dias e ninguém chama… Talvez seja destino vai saber.
    Amei as fotos, adoro pitanga, alias adoro todas as flores e seus frutos.
    Bjs Morg e feliz 2017

    • Reply Morgânia Lima Janeiro 3, 2017 at 7:59 am

      Fernanda, então foca nesse teu sonho,e jamais nas dificuldades, segue rumo a ele,já consigo imaginar tua floricultura, e você fazendo arranjos de flores… Você consegue fazer isso?
      Toda a noite antes de dormir,já na cama relaxe a mente e o corpo e imagine como seria tua floricultura:qual o tamanho da loja, cores das paredes, a rua, ou praça o número do seu estabelecimento, o balcão,as flores, os clientes. E o mais importante, não fique observando teu sonho de longe não seja uma telespectadora, seja você a atriz principal, entende o que digo?
      O que você faz ao chegar? Abre as janelas? Molha as plantas? Depois toma café enquanto verifica os e-mails das entregas do dia?
      Lembre-se Fernanda, tudo o que você deseja já existe, basta você ir pegar o que é seu de direito.Você não precisa de ninguém para fazer nada querida, só basta você querer.
      Fê você é uma co-criadora neste mundo.
      E tudo que expliquei até agora é só uma interpretação da Bíblia (e pelo amor eu não estou falando dessa coisa maluca que pregam por aí sobre Deus) a maioria das pessoas não entendem que todo o livro sagrado é uma parábola, e como tal precisa ser interpretada…Leia com atenção.

      “Antes mesmo de rogarem Eu os atenderei; ainda estarão falando, e Eu já os terei ouvido”!
      ENTÃO NÃO ESTRAGUE TUDO PROFETIZANDO, COISAS DO TIPO: Aí eu não tenho dinheiro, aí nenhuma pessoa me ajuda, aí, aí, aí…por favor não te amaldiçoa querida, o universo só te devolve aquilo que você quer. Ficar pensando em coisa ruim e da falta de grana só faz você continuar vivendo na falta, já que é isso que você esta atraindo para sua vida.

      IMAGINAÇÃO, CRIA REALIDADE.Então imagina garota…

      Mas lembre-se, toda mudança implica em uma perda, não esqueça que você vive em um mundo de César.
      Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
      César representa as obrigações que você terá, como pagar todos os impostos, e etc. Já a Deus,que está dentro de você,ele só precisa que você continue acreditando em você mesma, ter fé, porque a gente sabe que ele não precisa de dinheiro como pregam as igrejas por ai né?
      A vida é assim.
      Beijos!

      • Reply Fernanda Maria Janeiro 3, 2017 at 8:44 am

        É como eu disse, foi como uma visão, eu me vi lá de branco cuidando de plantas foi algo que não se explica e tá OK, minha mãe que ta lá cuidando das plantas mas quando eu consigo por a mão na massa adoro rss… Não sei se é sonho, sei que hoje acredito que nada é por acaso que mesmo minha depressão tem um motivo, eu ter ficado tanto tempo em casa de certa forma foi uma bênção, tudo que vi e li e podia ter acontecido comigo e eu pensando ” cara, eu tava em casa” a Bíblia é maravilhosa, o livro O Segredo parece mais uma espécie de tradução sabe, eu estou me treinando é complicado óbvio ainda mais com a família que tenho kkkk mas sinto que estou no caminho de me curar seja do que for e Sozinha? Não, nunca estamos sós ….
        Obrigada pelas palavras Morg, amei ter lido isso, me fez muito bem.
        Bjs e abraço grandee

  • Reply Faby Tsukino Janeiro 3, 2017 at 12:59 pm

    Terminei de ler com um sorriso no rosto, sua pitangueira é linda! Fiquei encantada com o vídeo. *-*

    • Reply Morgânia Lima Janeiro 3, 2017 at 1:31 pm

      Não é por nada não Faby, mas ando mais emotiva do que o normal e olha que choro por tudo, se estou alegre ou triste.
      Terminei de escrever meu texto ontem chorando. Mas não foi de tristeza, nem de saudade do meu avô, sou uma pessoa muito bem resolvida com essa questão da morte. Ela é a única certeza que nós seres humanos temos, então eu não tenho medo dela.
      Prefiro acreditar que vou para um lugar melhor do que estou agora, e não estou falando de céu e essa coisa toda que pintam por toda parte. Todos querem ser o dono da verdade, mas nós não sabemos para onde iremos,então quero pensar como algo positivo, esse suposto fim…
      Obrigada pelo comentário.
      Enquanto ao vídeo o som dos passarinhos é aqui do jardim,escuto os pássaros todo o tempo que estou em casa 🙂
      Bjs!

      • Reply Faby Tsukino Janeiro 26, 2017 at 1:19 pm

        Acho que você tem uma TPM ai, não? Eu quando tô na TPM fico chorando por tudo.
        Penso igual a você Morgânia, sobre a morte…

        • Reply Morgânia Lima Janeiro 26, 2017 at 9:39 pm

          Então estou de TPM por tempo demais, hahaha!
          Bjs!

  • Reply Paulo Janeiro 3, 2017 at 7:46 pm

    Que bom que vc gostou, seu post ficou muito bonito. Também plantei um pé de pitanga e um de orvalha, abraço!

  • Leave a Reply