Mil Fotos Pra Você Na Mordida

Bicho de Goiaba

março 13, 2017

Cozinhar é uma coisa maravilhosa, princialmente se você assim como eu não precisa ou é obrigada a pilotar o fogão todo santo dia.

Essa aqui não é uma das muitas receitas da minha avó Sinhá, mestre na arte de fazer doces caseiros. Mesmo porque eu não gostaria de ficar horas a fio mexendo uma colher de pau até o doce chegar ao ponto certo.

Essa é uma receita de goiabada cascão que desmancha na boca, mas que não tem cara de receita super elaborada, e é feita na panela de pressão.

Fui desenvolvendo ao longo dos anos, acrescentei ingredientes que conclui que combinariam entre si. A inspiração foi surgindo e só fui seguindo o caminho do meu instinto. E que coisa mais linda é a criação, não é verdade?

Vou deixar a receita aqui que garanto: cura espinhela caída, olho gordo, depressão, praga de mãe e de madrinha hahah!

Ok! isso é brincadeira, mas manter a mente e corpo ocupado faz muito bem ao coração e o ambiente fica com cheirinho de casa de vó. Então só por hoje, vamos abraçar as panelas.

Receita

1 Kg de goiaba

500g de açúcar mascavo

2 cálices do seu vinho tinto suave favorito ( prefiro o vinho tinto porque ele deixa o doce com essa cor escura linda, não gosto de nada branco com cara de azedo). Mas vocês podem acrescentar o vinho branco, aqui vale o gosto pessoal de cada um, certo?

200ml  de água.

Modo de Preparo 

Lave e pique as goiabas; a casca e o caroço também . Lembre-se, esse é um doce de goiabada cascão.

Em uma penela de pressão, intercale uma camada de goiabas picadas e outra de açúcar mascavo, e por fim acrescente o vinho e a água.

Feche a panela, quando começar a dar pressão conte mais 15 minutos e só depois desligue o fogo. Abra a panela de pressão somente quanto todo o ar estiver saído naturalmente. Nada de colocar debaixo da torneira da pia para acelerar a abertura. Entenda que esse tempo é importante para  as frutas continuarem  seu cozimento.

Passado essa etapa, vocês podem optar por consumir o doce em pedaços, ou bater no liquidificador. Sinceramente prefiro a segunda opção, pois acho que o deixa  com  textura aveludada. Em seguida é só peneira-lo, colocar nos potes e correr pro abraço dos amigos! Porque gente, meus amigos adoram os doces que faço.

 

Meus potes de doces, distribui entre meus vizinhos  de comércio. Mas vocês podem vender, presentear a família, amigos ou esconder e comer tudinho sozinho.

Beijo doce!!!

Ps. Experimentem com outras frutas, pessoal fica muito bom, verdade eu já testei com todas…

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply Fernanda Maria março 13, 2017 at 11:16 pm

    Aaaaa Morg, isso não se faz agora to aqui salivando, escorrendo baba e tudo…
    Distribuiu pros outros e pra amiga aqui (se achando) nada? Distribuiu ai pra mim vai hahahaa
    A receita é simples e uma delicia, adorei , e as fotos, lindas senpreee.
    Beijo e abraço grandee…
    Deixei resposta no meus posts lá viu.
    Tô longe que tô com sinusite dois meses, esse vai fazer 3 mas volto logo.

    • Reply Morgânia Lima março 13, 2017 at 11:33 pm

      Uai, mas você não vive aqui em Brasília criatura. E como você mesma disse, a receita é muito simples, quase zero de esforço. E ainda pode render uma grana no bolso no fim do mês. A crise tem um lado bom Fê, nos tornam pessoas mais criativas… E como disse, vamos abraçar as panelas amiga 🙂

      • Reply Fernanda Maria março 14, 2017 at 9:26 am

        Hahahaa você não entendeu minhas intenções ….a intenção era que você me enviasse essa gostosura ou viesse trazer pessoalmente muahahaaaa ???
        Mas falando sério, minha mãe vai amar essa receita, não vai sobrar pra distribuir não viu kkkkk
        Bjs Morg

        • Reply Morgânia Lima março 14, 2017 at 9:54 am

          Tu que pensa, que eu não sei das suas intenções, quando tu vinha com o milho eu estava voltando com o angu prontinho Fernanda.De boba Morgânia não tem nada…
          E não deixe sua mãe fazer a receita, faça você mesma garota. Fê não tem coisa melhor no mundo do que não depender de nenhuma pessoa para fazer as coisas para você.
          Isso é ter liberdade!!!
          Beijo.

          • Fernanda Maria março 14, 2017 at 10:17 am

            Kkkk mas ò, minha mãe é do tipo possessiva com sua cozinha, tem que ver eu fazendo ovo mexido de manhã ela ” não deixa queimar, mexe assim, não põe muito sal” kkkk mas quem sabe, espero ela sair e faço hohohoooo
            Vou pro hospital agora, sinusite é viu…
            Bjs

          • Morgânia Lima março 14, 2017 at 10:47 am

            Meu Deus, por isso deixei família há 18 anos e não sinto falta amiga, fazer o que você quer e na hora que achar melhor sem ter que se explicar é TUDO DE BOM.
            Vibrações boas para você melhorar e encontrar um lugar só para você aproveitar a vida da melhor maneira que achar melhor.
            Beijos!

    Deixe uma resposta